


Sobre
A associação denominada Centro de Solidariedade Social da Freguesia do Souto foi constituída por escritura pública em julho de 1989. Construídas as instalações, com cedência de terreno, contributos dos associados, mecenas e solidariedade da população, o centro social abriu as suas portas e iniciou atividade no ano de 1995 prestando assistência a idosos e doentes, não só da freguesia do Souto, como também das freguesias limítrofes.
Em 2003 foi então registada na Segurança Social como Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS). Se inicialmente atendeu apenas à prestação de apoio em Centro de Dia, a que se seguiu o Serviço de Apoio Domiciliário, sempre se manteve a ideia de ir um pouco mais além com abertura de Lar de Idosos.
Dando conta de “dificuldades a todos os níveis e burocracias, foram demasiadas, mas com apoio financeiro do Proder, para a construção e remodelação exigida pela Segurança Social”, no ano de 2015 conseguiu-se finalmente abrir a ERPI no seguimento da extinção da Casa do Povo do Souto, cujas instalações contíguas passaram a integrar o Centro de Solidariedade Social da Freguesia do Souto.

Missão
A nossa Missão é prestar um serviço de qualidade, adequado a cada utente, respondendo às suas necessidades e superando as suas expectativas.
Prestação de Serviços á comunidade envolvente, disponibilizando respostas sociais (Centro de Dia; Serviço de Apoio Domiciliário e Lar de 3ª Idade), que vão ao encontro das suas necessidades, promovendo o seu bem-estar psicossocial, bem como uma melhor qualidade de vida.

Visão
A nossa visão é continuar com uma atuação ativa na comunidade, com base numa melhoria continuada dos nossos serviços. Só assim poderemos continuar a proporcionar um bom acompanhamento aos nossos utentes, onde a qualidade e os afetos são a prioridade.


VALORES
A ação do Centro de Solidariedade Social da Freguesia do Souto assenta na promoção do bem estar bio, psico e social de todos os utentes. Valorizamos uma clima de afeto onde os sentimentos de respeito e dignidade são o nosso melhor instrumento de trabalho.
Privilegiamos relações personalizadas, baseadas no conhecimento profundo das necessidades de cada um, com respeito e humanização.
Órgãos Sociais
Direção
Presidente
Teresa Batista
Vice Presidente
Joaquim Pimenta
Tesoureiro
Cláudia Martins
Secretário
Alexandre Nunes
Vogal
Ivo Ferreira.
Assembleia geral
Presidente
Diogo Valentim
Secretário
Álvaro Paulino
Vogal
Manuel Traquina
Conselho fiscal
Presidente
João Frade
Secretário
Marco Orvalho
Vogal
José Valentim
